Aprender em casa

Um guia para os Pais #1

Esta publicação é para os Pais. Especificamente, para os Pais que querem ajudar os seus miúdos a fazer coisas com tecnologia, mas não sabem por onde começar.

Muitos de nós na Tagusvalley e na Fundação Raspberry Pi somos Pais e estamos atualmente, ainda, a tentar perceber como manter os miúdos ocupados, entretidos e a aprender coisas úteis. Por isso reconhecemos que as famílias estão atualmente a enfrentar muitos desafios, motivo pelo qual estamos a prestar apoio a Pais e Professores com a aprendizagem em casa. A Fundação Raspberry Pi já disponibiliza imensos conteúdos e atividades de forma gratuita através da internet em 30 línguas e a Tagusvalley irá ajudá-lo a orientar e colocar os projetos das suas crianças em marcha.

Não necessita ter experiência em programação para participar

Todos os projetos disponibilizados na internet pela Fundação Raspberry Pi são completamente gratuitos. Incluem instruções passo-a-passo que podem ser facilmente filtradas por nível e por tópico. Os projetos são desenvolvidos de forma a que os jovens consigam terminar em não mais de uma hora. Não é necessário ter experiência prévia com programação. As instruções passo-a-passo permitem que aprenda ao mesmo tempo que a sua criança ou, quando esta já consegue ler as instruções sem ajuda, que a criança possa trabalhar de forma autónoma nos projetos.

Vejam os nossos tutoriais de apoio 

Se está a pensar por onde começar, ou sobre como pode a fabricação digital funcionar para os mais jovens em sua casa, veja os vídeos que a Tagusvalley disponibiliza no seu canal do Youtube “Clube de programação T-CODE” e descubra tudo sobre o SCRATCH, uma linguagem de programação por blocos da Fundação Scratch que é utilizada para ensinar programação na maior parte das escolas primárias e que é um excelente ponto de partida.

Registe-se para receber conteúdo gratuito à medida das suas necessidades

A Tagusvalley disponibiliza gratuitamente o acesso a uma sala de aula digital através de qual é possível beneficiar do apoio da equipa do projeto T-CODE. Basta enviar um email a solicitar o acesso para dojo@tagusvalley.pt.

Algumas dicas simples (Marc, Gestor sénior de aprendizagem na Raspberry Pi Foundation)

  • Se possível, sente-se com a sua criança e peça-lhe para explicar o que é que estão a fazer. Não é necessário que você entenda o código, mas pode escutar e fazer perguntas. Explicar verbalmente o processo aumenta as hipóteses de concluir com sucesso o projeto;
  • Assuma uma postura de mãos-fora: faça sugestões em vez de instruções, e mantenha as mãos longe do teclado e do rato;
  • Cometer erros é uma das melhores maneiras de aprender. Quando encontram erros nos seus programas (e isso vai acontecer!), faça perguntas em vez de dar respostas. Experimente “Porque que é que achas que assim não funcionou?” ou “Já experimentaste mudar alguns dos blocos do código?”;
  • Escolha ferramentas que sejam acessíveis ou familiares aos jovens. Se gostam de Scratch, então mantenha-se com essa linguagem até que estejam a tentar coisas tão complicadas que é melhor usar um software mais avançado;
  • Se forem partilhar um projeto na internet, lembre-lhes para não incluírem informação pessoal no mesmo. Dica: A sua criança já aprendeu sobre cibersegurança na escola, por isso pode perguntar-lhe quais foram as regras que aprendeu;

Peça sempre para ver aquilo que estão a desenvolver e mostre entusiasmo no seu trabalho. Pode não ter ideia do que é, ou pode achar que é super simples, mas eles ficarão orgulhosos e sentir-se-ão encorajados, se você também estiver!

Traduzido do original: Learn at home: a guide for parents #1

ONDE ESTAMOS:

TAGUSVALLEY - Parque Tecnológico do Vale do Tejo
Edifício Inov.Point
Rua José Dias Simão
2200-062 Abrantes

Telefone: [+351] 241 330 330
E-mail: geral@tagusvalley.pt
Fax: [+351] 330 339

Segue-nos nas redes:

Uma parceria:

Uma parceria Raspberry Foundation

Ir para Topo