Code Club

O Code Club (em português: Clube do Código ou Clube de Programação) é uma rede mundial de atividades extracurriculares gratuitas, gerida por voluntários, com o objetivo de ensinar programação a crianças.
Este programa parte do pressuposto de que todas as crianças devem ter a oportunidade de aprender a programar, sem distinção de quem são ou de onde vem.
Para alcançar esse objetivo, formou-se uma rede mundial de voluntários e educadores que realizam clubes de programação gratuitos para crianças dos 9 aos 13 anos enquanto locais de criação e partilha de ideias, à medida que aprendem e desenvolvem as suas competências em conjunto.

Existem atualmente mais de 10.000 clubes criados em 140 países, e os materiais de suporte encontram-se traduzidos em mais de 30 línguas. A lista completa está disponível na página do Code Club World.
Os materiais de suporte são guias passo a passos que ajudam as crianças a aprender SCRACTH, HTML&CSS e PYTHON através da criação de jogos, animações e páginas de internet. Os projetos introduzem gradualmente diferentes conceitos de programação permitindo às crianças a construção incremental do seu repertório de conhecimento de, de modo que não há necessidade de o adulto que conduz o clube ser um perito em programação.
O CODE CLUB foi fundado em Inglaterra por Clare Sutcliffe e Linda Sandvik em 2012 tendo em 2015 juntado forças com a Raspberry Pi Foundation, uma entidade sem fins lucrativos inglesa, onde é uma parte importante do programa educativo da fundação para crianças e jovens na área da programação através da criação de projetos usando código.
O objetivo da TAGUSVALEY é que cada escola de Portugal tenha um clube de programação onde as crianças possam desenvolver as suas competências de literacia digital, através da programação.
Os princípios orientadores do CODE CLUB são a aprendizagem através da descoberta, a valorização da criatividade e o fomento de um ambiente de diversão. É muito importante que as crianças gostem do tempo que passam no CODE CLUB e que não seja apenas mais uma aula da escola. As crianças devem entender que são os responsáveis pelo que o computador faz, e podem (e devem) fazer com que o computador faça o que eles querem, não o contrário.

Porquê ensinar as crianças a programar?
Saber programar é uma competência importante num mundo digital. Hoje em dia não basta saber utilizar computadores, criar textos, folhas de cálculo e usar a internet. As crianças também devem compreender a forma como estas coisas funcionam.
Aprender a programar não é apenas útil para quem quer ser programador no futuro. Programar outras competências, como a resolução de problemas e o raciocínio lógico contribuindo para o sucesso noutras áreas como as ciências e a matemática. Além disso, programar é muito divertido!
Os materiais de suporte disponibilizados foram desenvolvidos por programadores e testados em 20 escolas piloto no Reino Unido. Nesses testes foi pedido às crianças para dar uma nota aos materiais de suporte: zero (muito chato), 100 (a coisa mais fixe que já fiz na vida). Os materiais de suporte obtiveram a nota de 92! O que significa que adoraram!!